‘Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.’ Romanos 12:2

Já parou pra pensar o que é se moldar ou se conformar? Como um excelente estudante de Engenharia Mecânica (isto para não dizer o contrário rss), tive uma disciplina chamada Conformação Mecânica, que consiste em processos pelos quais certo tipo de material se molda ou se transforma em um formato desejado.

Agora que você já entendeu o que significa conformar ou moldar, te faço outra pergunta: Qual é o molde que tem conformado o  seu caráter? Seu cantor favorito? A atriz mais bonita da novela? O cara mais bonito do BBB? O político corrupto que tira o que é do povo? Seu patrão que está desviando verba da empresa? Poderia citar aqui centenas de situações com as quais podemos nos moldar, porém, a Palavra de Deus nos instrui a não nos moldar ao padrão deste mundo.

Devemos sim ter um molde: Jesus Cristo, exemplo de caráter para copiarmos

– Jesus amava a todos (João: 8:7; 9:11, etc)

– Jesus sabia o momento certo de fazer as coisas ( Mateus 8:25-27, etc)

– Jesus obedecia a vontade de Deus (Lucas 22:42)

Voltando um pouco aos processos de moldagem, nenhum material se molda cruamente, ele passa por processos químicos e térmicos, aumento de temperatura, adição de substâncias, etc. Nós também somos assim, Deus não vai nos moldar segundo o seu caráter se não estivermos dispostos. É preciso se submeter, é preciso aceitar os momentos de altas temperaturas, onde vai doer um pouco, ou talvez muito. É preciso aceitar o momento em que algo nos é adicionado, quando nossos líderes nos instruem, quando o próprio Deus nos ensina em sua palavra (Salmo 119:11), para retermos aquilo e nos moldarmos para a eternidade.

Talves você esteja muito confuso com tudo o que tem bombardeado nossa mente atualmente, como internet e televisão, não ache que você é um ET, ou pense que é fora de cogitação se moldar ao padrões celestiais. Não é você que se molda, é Deus que molda você, seu papel é se dispor. Eu também passo por isso todos os dias, mas quero te encorajar a viver essa mudança dia após dia (Lucas 9:23), vale a pena! Disposição e rumo aos céus!

“‘Esta é a palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor: “Vá à casa do oleiro, e ali você ouvirá a minha mensagem” Então fui à casa do oleiro, e o vi trabalhando com a roda. Mas o vaso de barro que ele estava formando estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade. Então o Senhor dirigiu-me a palavra: “Ó comunidade de Israel, será que eu não posso agir com vocês como fez o oleiro?”, pergunta o Senhor. “Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel.’ Jeremias 18:1-6”

Deus abençoe.

Não se esqueça que agora estamos em um novo endereço ► http://www.conectadoemcristo.com.br/

Lucas Ferreira (@lucas_scraft)