Por Lílian Dornelas

Há dias tenho lido a passagem de João 13 onde Jesus lava os pés dos discípulos e tenho pedido ao Espírito Santo que me revele esta palavra por completo. Com certeza já ouvimos pregações sobre esta passagem. Mas existe algo muito profundo acerca do Serviço neste texto.

Jesus disse: Vocês entendem o que lhes fiz? Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz. (versos 12 a 15)”

Eu entendi que fazer o que Jesus fez, “lavar os pés um ao outro” é um ato de serviço, hospitalidade ou humildade. Se formos orgulhosos demais para “lavar os pés” uns dos outros, não podemos ser considerados servos fieis de Cristo. Algo que deve estampar nosso caráter é a humildade. Uma pessoa humilde não tem medo servir. E servir faz parte da nossa vida, pois precisamos uns dos outros. Precisamos servir aos outros em suas necessidades para que também sejamos servidos por outros nas nossas.

 A humildade vem com o servir. Jesus se esvaziou, deixando a glória do céu, para servir aos homens pecadores como eu e você. Ele mostrou que independente de posição ou cargo nós devemos servir aos uns aos outros. E assim como Jesus lavou os pés, nós devemos procurar oportunidades para servir humildemente uns aos outros.

Essa palavra mexeu comigo e me fez pensar: “Como tenho servido aos meus irmãos?”, “Tenho aproveitado as oportunidades para servir?”

E só mais um detalhe, Jesus, mesmo sabendo que seria traído por Judas lavou os pés dele também. Isso nos mostra que não devemos fazer acepção de pessoas. Peça a Deus que revele no profundo do seu ser o imenso e profundo significado de “lavar os pés”.

Que o Espírito Santo complete esta mensagem em nossos corações!