O que tem em suas mãos?

Tenho estudado sobre a vida dos apóstolos. Lido o livro de Atos e aprendido muitas coisas, que nem imaginava. A vida de Paulo é um tanto quanto interessante. Um homem que perseguia e matava os cristãos, se converte e começa a pregar o Evangelho de Jesus Cristo, sem medo do que aconteceria com ele, mesmo sabendo que iria sofrer muito.

Após percorrer muitas cidades, Paulo resolve VOLTAR para Jerusalém e pede para falar aos anciãos da Igreja em Éfeso. Nesse momento, Paulo discursa algo tremendo a eles, leia você mesmo (Atos 20):

17

De Mileto, Paulo mandou chamar os presbíteros da igreja de Éfeso.

18

Quando chegaram, ele lhes disse: “Vocês sabem como vivi todo o tempo em que estive com vocês, desde o primeiro dia em que cheguei à província da Ásia.

19

Servi ao Senhor com toda a humildade e com lágrimas, sendo severamente provado pelas conspirações dos judeus.

20

Vocês sabem que não deixei de pregar-lhes nada que fosse proveitoso, mas ensinei-lhes tudo publicamente e de casa em casa.

21

Testifiquei, tanto a judeus como a gregos, que eles precisam converter-se a Deus com arrependimento e fé em nosso Senhor Jesus.

22

“Agora, compelido pelo Espírito, estou indo para Jerusalém, sem saber o que me acontecerá ali.

23

Só sei que, em todas as cidades, o Espírito Santo me avisa que prisões e sofrimentos me esperam.

24

Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.

25

“Agora sei que nenhum de vocês, entre os quais passei pregando o Reino, verá novamente a minha face.

26

Portanto, eu lhes declaro hoje que estou inocente do sangue de todos.

27

Pois não deixei de proclamar-lhes toda a vontade de Deus.

28

Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos para pastorearem a igreja de Deus que ele comprou com o seu próprio sangue.

29

Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho.

30

E dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade, a fim de atrair os discípulos.

31

Por isso, vigiem! Lembrem-se de que durante três anos jamais cessei de advertir cada um de vocês disso, noite e dia, com lágrimas.

32

“Agora, eu os entrego a Deus e à palavra da sua graça, que pode edificá-los e dar-lhes herança entre todos os que são santificados.

33

Não cobicei a prata nem o ouro nem as roupas de ninguém.

34

Vocês mesmos sabem que estas minhas mãos supriram minhas necessidades e as de meus companheiros.

35

Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’ “.

36

Tendo dito isso, ajoelhou-se com todos eles e orou.

37

Todos choraram muito e, abraçando-o, o beijavam.

38

O que mais os entristeceu foi a declaração de que nunca mais veriam a sua face. Então o acompanharam até o navio.

As palavras de Paulo me impactaram muito, e, enquanto me alimentava de todas essas frases, comecei a refletir sobre algo: O que temos em nossas mãos?

Paulo passou dificuldades tremendas e nós, que estamos no conforto de nossos lares e igrejas, não temos idéia, mas ele passou por situações terríveis, porém, nunca desistiu de fazer a vontade de Deus por onde ele passasse. Quando resolve voltar para Jerusalém, Deus já havia revelado a ele que lá sofreria, seria preso ou mesmo morto. Paulo não teve medo, porque suas mãos estavam limpas (“Portanto, eu lhes declaro hoje que estou inocente do sangue de todos. Verso 26).

Quando eu digo mãos limpas, quero dizer, que não há sangue de inocentes passando por minhas ou suas mãos. A Palavra nos diz que Jesus virá como o ladrão, quando não esperamos e Ele irá nos julgar conforme todos os nossos atos (2Coríntios 5:10) . O que Jesus irá dizer a Seu respeito?

Pessoas tem sofrido sem Jesus, os prazeres deste mundo são momentâneos. Muitos dos que passam por nós todos os dias estão com o rosto contente, mas com o seu coração desmoronando. A mudança do mundo começa com a Igreja de Cristo. Nós somos responsáveis por Eles e, assim como Paulo, que não hesitou em pregar e cumprir a Palavra de Deus, nós também devemos fazer isso.

Ser cristão é muito mais do que usar palavras bonitas, se emocionar com canções que falam sobre nossos sofrimentos, muito mais do que apontar os erros dos outros ou achar que por nossos próprios méritos conseguimos as coisas. Ser cristão é ter a ATITUDE DE CRISTO. Peça que o Senhor revele Sua Palavra ao Seu coração.

Paulo diz que não se importa com sua vida, desde que cumpra a vontade de Deus (verso 24), que exemplo desse cara! Quantos de nós deixamos de fazer a vontade de Deus porque estamos cansados, ou porque está frio lá fora, ou porque não podíamos perder o último capítulo da novela? Por favor, não faça isso! Aprenda com Paulo: nossa vida só tem sentido se fizermos a vontade de Deus.

Por último, vemos em Paulo um exemplo de Humildade. Ele diz que não precisava de ouro, nem prata ou vestimentas e que, principalmente, que era para se lembrarem do que ensinou Jesus: “Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber”(verso 35).

Esse cara era demais! Como isso tem tocado no meu coração. Melhor é dar do que receber. É tão difícil vermos isso nos dias de hoje, o egoísmo, o egocentrismo tem imperado no mundo. As pessoas se preocupam apenas consigo mesmas, enquanto não é isso que nos ensina o Mestre. Entenda que, assim como disse Paulo, muitos irão penetrar no meio dos Santos fazendo coisas erradas, contrárias a vontade de Deus, mas eu te digo que, cada um dará conta de si, faça sua parte, Deus é contigo!

Seja a diferença no mundo, seja aquele que vai despertar alegria no Senhor, Seja aquele que fará o Senhor sorrir e dizer: Eis meu Servo, de quem me agrado. Aquele que terá as mãos limpas quando estiver diante do Grande Rei.

Pense nisso.

Com amor

Lucas Ferreira (@lucas_scraft ; lucas_scraft@hotmail.com)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s