“O Eterno disse a Moisés:

– Por que estão me pedindo ajuda?

Diga ao povo de Israel que marchem…” Êxodo 14; 15.

Este é um capitulo da Bíblia que eu arriscaria dizer, ser um dos mais conhecidos, “A travessia do mar vermelho”. Creio que todos nós conhecemos essa história bíblica. Os Israelitas eram feitos escravos pelo Egito, porém Deus tinha um plano para Israel. Deus queria levar o seu povo de um lugar de escravidão, para um lugar de liberdade, um lugar separado pelo coração de Deus para eles.

Até Faraó permitir que o povo de Israel partir-se da terra do Egito, houve uma sequencia de sinais, desde uma vara virar uma cobra, até a morte dos primogênitos. Deus mostrou o seu poder de várias maneiras para aquele povo, mesmo com o coração endurecido, Faraó permitiu que o povo fosse embora, porém se arrependeu depois e tomou a decisão de trazer os israelitas de volta, então ele saiu com todos os seus carros de guerra atrás do povo de Israel. “Quando os israelitas viram o rei e todo o seu exercito marchando contra eles, ficaram apavorados e gritavam pedindo ajuda ao Deus Eterno. E disseram a Moisés: (…) Pedimos que nos deixasse como escravos para os egípcios. Pois é melhor ser escravo dos egípcios do que morrer no deserto!” Êxodo 14: 10-12.

Todos esses anos lendo esse texto, ainda não tinha me atentado para essa parte, o povo de Israel preferia ser escravo, a confiar na vontade de Deus. E nós, o que temos preferido?  O Senhor vem nos chamando para a liberdade, para algo preparado especialmente para nós, ele quer nos levar além de uma vida presa, ele quer que  vivamos uma vida mais que abundante, mas nós estamos a tanto tempo na zona de conforto que não vemos que o Senhor tem muito mais para nós. Não confiamos nos planos do Eterno, Temos preferido sobreviver do que viver o sobrenatural de Deus.

 Assim como para Israel, eu tenho certeza que Deus já mostrou o seu poder de várias formas na tua vida, mais assim como Israel, você também tem negado tudo o que o senhor já revelou, e não faz a única coisa que ele pediu para você fazer, MACHAR!   Não se preocupe se aparentemente você está caminhando para o deserto, ou se teus inimigos estão atrás de você, pois o senhor será a sua cobertura, tua proteção, ele estará contigo a todo o momento. (v.19-20) O deserto é uma fase necessária, é o tratamento que antecede a terra abundante na sua vida, e os inimigos já estão nas mãos do Senhor ( v. 18),  então porque você ainda  anda apavorado sendo que o Deus Eterno já tem tudo preparado para você, ele fará a parte dele, agora cabe você  cumprir sua parte, ir para onde ele te mostrou, fazer o querer dele, as demais coisas, ele fará. Deus pede que você marche para o lugar a qual ele irá te guiar, que você haja da maneira que agrade o coração dele. Não desobedeça ao Senhor, não fique 40 anos no deserto por falta de confiança, não queira voltar para a escravidão. Deus tem uma terra mais que abundante para tua vida. Deus é mais.

“Não tenham medo, fique firmes e vocês verão que o Deus eterno vai salva-los hoje (…) vocês não terão que fazer nada: o Deus eterno lutará por vocês.” Êxodo 14:13

Geiza Maria   izameg@hotmail.com