Nostalgia

Nostalgia, sempre me interessei por essa palavra, sempre me chamou atenção. Resolvi pesquisar seu sentido no dicionário:

Wikipédia: Nostalgia descreve uma sensação de saudades de um tempo vivido, frequentemente idealizado e irreal.

Aurélio: Nostalgia significa Melancolia, tristeza causada pela saudade de sua terra. Saudade do passado, de um lugar etc.

Não sei se, normalmente, você tem esse sentimento. Não conta para ninguém, mas é um dos meus pontos fracos. Sim, eu sinto isso. Tem momentos que eu paro pra pensar em tudo que vivi, o que faria de novo, o que não faria de jeito nenhum, o que perdi por fazer ou não fazer. Isso às vezes me consome tanto, que fico triste. Não acredito que isso seja pecado, mas também não acho que isso deve nos consumir e nos entristecer. Questionar a Deus por conseqüências de nossas próprias escolhas não vai ajudar muito. Então me deparei com o texto de Lamentações 3

“Lembro-me da minha aflição e do meu delírio, da minha amargura e do meu pesar.
Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim.
Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança:
Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.
Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!
Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança.
O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam;
é bom esperar tranqüilo pela salvação do Senhor”.

Lamentações 3:19-27

É bom saber que as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã. É bom saber que Ele é tão maravilhoso que, TODOS OS DIAS nos dá uma nova chance. Não devemos depositar nossa esperança no passado, não podemos voltar e fazer diferente, mas podemos escolher nos erguer e mudar o futuro.

O texto de lamentações continua dizendo:

“É bom que o homem suporte o jugo enquanto é jovem.
Leve-o sozinho e em silêncio, porque o Senhor o pôs sobre ele.
Ponha o seu rosto no pó; talvez ainda haja esperança.
Ofereça o rosto a quem o quer ferir, e engula a desonra.
Porque o Senhor não o desprezará para sempre.
Embora ele traga tristeza, mostrará compaixão, tão grande é o seu amor infalível.
Porque não é do seu agrado trazer aflição e tristeza aos filhos dos homens”.

Lamentações 3:27-33

Jugo significa carga. Parei para refletir e pensei que, enquanto somos jovens, temos mais forças para suportar as cargas que vem sobre nós e a Palavra de Deus também nos diz que Ele escolheu os jovens porque são fortes. Isso me encheu. Eu sou forte, eu posso suportar, mesmo com todos os meus problemas e limitações. Ainda mais, porque o jugo de Jesus é suave. Não é do agrado do Senhor nos trazer aflições e mesmo que venha a tristeza, Deus mostrará a compaixão, porque Seu amor é infalível.

Que tremendo saber isso, que tremendo entender que não é nenhuma sessão de nostalgia que vai nos afastar do amor de Deus. Quando estes momentos nos atingirem, lembremos que a misericórdia do Senhor se renovou, que Ele nos escolheu porque somos fortes e que Ele nos ama, independente de quem somos ou como estamos.

Tome posse disse e seja fortalecido pelo Senhor.

Nostálgico, porém, Filho de Deus,

Lucas Ferreira (@lucas_scraft , lucas_scraft@hotmail.com)

Um comentário sobre “Nostalgia

  1. Antes de tudo preciso falar que seu blog está ótimo, assim como seus surpreendentes posts. Necessitava mesmo saber mais sobre isso e você elaborou uma grande fonte de informações aqui. Continuarei seguindo seu blog enquanto permanecer com o ótimo trabalho. Meus cumprimentos!

Deixe um comentário

