“A conversão é um processo que tem nossa inteira participação, somos nós que devemos reconhecer que algo em nós precisa mudar, somos nós que devemos seguir as instruções de Deus para que essa mudança aconteça, e somos nós que devemos viver uma vida de constante mudança. Conversão é um processo contínuo e ininterrupto em nossas vidas, sempre haverá algo para mudar em nós, disponha-se a mudar e colha os frutos disso, porque quando a mudança (em alguma área) está concluída você percebe que valeu a pena todo o esforço. (Jean Haberman)”

Observem os versículos abaixo:

Efésios 4:22-23 “Portanto, abandonem a velha natureza de vocês, que faziam com que vocês vivessem uma vida de pecados e que estava sendo destruída pelos seus desejos enganosos. É preciso que coração e mente de vocês sejam completamente renovados”

Romanos 12:2 “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Colossenses 3:2 “Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.”

Filipenses 4:8 “Finalmente irmãos tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pense nessas coisas.”

Porque Paulo nos instrui para transformarmos a nossa mente e coração? Porque ele sabia que esses dois sozinhos são capazes de controlar o homem por inteiro, ou transformar o homem por inteiro.

Tudo o que você vai fazer sofre influência do que você tem em sua mente e coração, veja:

Lucas 6:45 “O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração“.

Por isso te pergunto você tem buscado a transformação da sua mente e coração, ou tem os amoldado ao padrão desse mundo? Você tem deixado em sua mente entrar qualquer coisa, através da sua adição, de suas leituras, da sua visão, de seu tato então leia atentamente:

2ª Coríntios 4:4Eles não podem crer, pois o deus deste mundo (Diabo) conservou a mente deles na escuridão. Ele não os deixa ver a luz que brilha sobre eles, a luz que vem da boa notícia a respeito da glória de Cristo, o qual nos mostra como Deus realmente é.”

Se sua mente ainda é aprisionada nas coisas desse mundo, você não consegue “se ligar” totalmente em Deus, pois o que você lê, ouve. e por ai vai, influência na revelação de Deus para você. Elas interferem em seu relacionamento com Deus:

1ªJoão “Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama  mundo, o amor do Pai não está nele.”

E o seu coração como anda?  Leia algumas instruções e advertências:

Jeremias 17:9 “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreende-lo?

Lucas 12:34 “Pois onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração.”

Provérbios 4:23 “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.”

Provérbios 23:15 “Filho meu seu o teu coração for sábio, alegrar-se-á o meu coração, sim o próprio.”

 Eclesiastes 8:5  “Quem guardar o meu mandamento não experimentará mal algum, pois o coração sábio saberá a hora e a maneira certa de agir.”


Paulo fala em Efésios que também é necessário uma transformação no coração. Na Bíblia são citadas a transformação de um coração de pedra para um coração de carne, um coração enganoso para um coração sábio. Como fazer isso? Comece a filtrar também o que entra em seu coração, comece a expelir de lá tudo o que te feri, faça uma verdadeira limpeza. Também um ato necessário para ter um coração sábio e guardá-lo, mais como assim? Não entregue seu coração, seus sentimentos, não se entregue, a qualquer relacionamento por ai, aprenda a esperar em Deus e a pedir orientação à Deus também em sua vida sentimental. Se você sai por ai ficando com todo mundo, ou tendo namoros, mais que só tem nome de namoro para aliviar a consciência, pois não tem propósito nenhum. Seu coração parece ser cansar não é assim? Decepção atrás de decepção. E seu coração começa a ficar confuso,não sabe mais se vale a pena, começa a confundir sentimentos, e por ai vai, justamente ao contrário de um coração sábio, um coração machucado e confuso. Guarda-se também é necessário para, até mesmo para que no futuro quando Deus te unir ao seu esposo (a), você consiga ter um relacionamento saudável, sem as interferências feridas de relacionamentos e más experiências passadas.

1ªCoríntios 7:37 “Aquele que está firme em seu coração, tendo domínio sobre a sua própria vontade, e guardar-se, fará bem.

Precisamos nos entregar por completo ao controle do Pai, e para isso é necessário uma mudança em sua mente e coração. Em de uns tempos para cá tenho buscado essa transformação. Realmente não é fácil, é uma batalha mais que luto por amor à Deus, não entre nessa batalha buscando bênçãos, “a porque se eu esperar vou receber o melhor, a porque isso…, porque aquilo”, não deixe esse ser o motivo da sua espera e de suas outras escolhas,  pois se sua escolha não for baseada em seu amor à Deus, ela não vai durar muito.

Emília Lazzaroni (http://emilialazzaroni.wordpress.com/)