E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados”. 
Marcos 11:25

Perdoar é algo muito difícil, para alguns, chega a ser doloroso. Temos crescido numa sociedade que nos estimula tanto o orgulho e a soberba, que a palavra PERDÃO está cada vez mais rara de se encontrar.

Segundo o dicionário Michaelis perdão significa “Remissão de uma culpa, dívida ou pena”. Ser redimido tem o significado de ser desculpado. E para ser redimido, precisamos de um redentor. Porém, o que nos acontece muitas vezes, é que não acreditamos em redenção, não acreditamos em mudança, não acreditamos em transformação e acabamos não acreditando na humanidade. Nos trancamos tanto nos nossos próprios sentimentos de autopiedade, que a dor do desapontamento ou da frustração com alguém que nos magoou nos causa feridas muito profundas. Vai por mim, isso não lhe faz nenhum bem, pelo contrário, destrói muito mais o seu coração.

Talvez você já passou ou está passando uma situação parecida. Eu tenho algo a te dizer: Existe um homem que abriu mão de todo seu orgulho para perdoar pessoas que não mereciam nada – Jesus Cristo. Ele é o maior exemplo.

“Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus lhes é proclamado o perdão dos pecados.
Por meio dele, todo aquele que crê é justificado de todas as coisas das quais não podiam ser justificados pela lei de Moisés”.
Atos 13:38-39

Jesus nos amou mesmo quando o pregamos numa cruz, nos amou mesmo quando cometemos os mesmos erros e, ainda assim, Ele nos perdoa TODAS as vezes em que nos arrependemos. Se Deus que é Deus, através de Jesus, nos perdoa os pecados, porque nós não podemos perdoar?

Quando começamos a olhar o exemplo de Jesus, percebemos o valor do amor. O perdão procede do amor e Deus é amor (1Jo 4:8). Deus ama o relacionamento e quando deixamos um relacionamento ser destruído por falta de perdão, estamos entristecendo a Deus. Porém, se aprendemos a perdoar, somos curados de todo esse mal.

Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. 
Colossenses 3:13

Quando perdoamos ou pedimos perdão trazemos a cura do nosso coração. E não importa o quanto machucado ele esteja, o perdão sara, porque perdoar é um dom que vem de Deus. Talvez neste momento o seu coração esteja tão entristecido e machucado por ter sofrido algo de alguém ou por ter causado algo a alguém, mas eu quero lhe dizer que você pode ser curado disso agora, basta exercer o perdão.

Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo. 
Efésios 4:32

Peça perdão e perdoe, então perceberá que as pessoas e os relacionamentos tem muito mais valor do que você imagina.

As vezes paro para pensar todas as coisas da qual o Senhor me perdoou e tem me perdoado. E digo: “Quero aprender a perdoar com Jesus, eu também não merecia e Ele me perdoou…”

Pense nisso.

Com amor,

Lucas Ferreira (lucas_scraft@hotmail.com)