Imagem

A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz.
Nas esquinas movimentadas ela brada; nas entradas das portas e nas cidades profere as suas palavras:
Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento?
Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.
Provérbios 1:20-23

Apesar de conhecer a Bíblia há tantos anos, nunca havia percebido como agora, o texto de Provérbios. O autor cita esta expressão mais de uma vez nos provérbios, levando-nos a entender o sentido do livro: Sabedoria.

Nós, certamente, já ouvimos dizer que Provérbios são ensinamentos. Ensinamentos são passados de uma pessoa a outra e, muitas vezes, de geração em geração. Ao utilizar a figura de linguagem “A sabedoria clama nas ruas”, o autor quis dar ênfase ao sentido real da expressão: “Poucas são as pessoas que têm e/ou usam a sabedoria”.

Existem muitas definições da palavra sabedoria, mas as que eu mais gosto são:

Sabedoria – 1 Conduta orientada de acordo com o conhecimento daquilo que é verdadeiro e justo. 2 Grande circunspeção e prudência; juízo, bom senso, razão, retidão. 3 Discernimento adquirido pelas experiências de uma longa vida.

Ter sabedoria significa ter atitudes e pensamentos discernidos e produzidos por alguma experiência, justiça, retidão, bom senso e verdade. Porém, nossa sabedoria não deve ser apenas vinda de nós mesmos, mas movidas pelo Espírito Santo de Deus. A Palavra de Deus nos diz que se quisermos sabedoria, devemos pedir a Ele, que nos dá gratuitamente (Tiago 1:15). Mas, quantos de nós temos usufruído deste tesouro que Deus nos oferece de graça? Eu diria que bem poucos.

O princípio da sabedoria é o temor do Senhor, e nós só alcançaremos o conhecimento quando buscarmos ao Senhor.

Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus.
Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.
Provérbios 2:4-6

Ao olhar o quadro social, psicológico e comportamental do mundo, podemos perceber que pouquíssimas utilizam a sabedoria. A decadência da humanidade, que cada vez se acha mais tecnológica e avançada, é tão visível que, nas menores atitudes, notamos falta de sabedoria. Não há sabedoria entre casais, entre pais e filhos, na educação, de diretores e gestores em suas empresas e entidades. As pessoas fazem as coisas sem pensar muito nas conseqüências por um motivo: falta de sabedoria.

Quero encorajá-lo a não confiar apenas em sua própria sabedoria, mas em pedir ao Senhor e crer em Sua Palavra. Isso muda toda uma história. Não deposite tanto sua confiança nos homens, mas primeiramente em Deus, aquele que é o mais sábio de todo universo e por toda a eternidade.

Desafio você a, quando estiver em um momento de decisão, seja profissional ou pessoal, pedir sabedoria ao Senhor. Mas não pedir por pedir. E sim, pedir e confiar. Tenho certeza que Ele cumprirá Sua Palavra, que é viva e eficaz, em tua vida.

No amor do Grande Sábio,

Não se esqueça que agora estamos em um novo endereço ► http://www.conectadoemcristo.com.br/

Lucas Ferreira (lucas_scraft@hotmail.com)

Enhanced by Zemanta