Durante a semana passada me deparei com um texto da Bíblia que, possivelmente, você já leu ou já ouviu falar. 1 Coríntios 12 fala acerca dos dons:

Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo.
Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos.
A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum.
Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito;
a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de cura, pelo único Espírito;
a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.
Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer.
1 Coríntios 12:4-11

Podemos perceber que o Senhor, em toda sua bondade, nos concede dons. Dom pode ser definido como aptidão ou talento para algo. Sendo assim, você certamente já deve ter percebido que você tem um dom. Isso nos é dado gratuitamente, demonstrando a misericórdia do Senhor para com a humanidade. Uns sabem cantar, outros sabem dançar, outros sabem cozinhar, outros limpar, outros calcular, outros ensinar. Enfim, usamos nosso dom, ou nossa facilidade, para que desfrutemos disso em nossa vida pessoal e profissional. É através dos dons que escolhemos nossa carreira, é através dele que ganhamos nosso dinheiro. Sim, Deus pensou em tudo. Mas, uma coisinha me chamou atenção nesse texto, o verso 7:

A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum.

Todo dom, talento, aptidão, ou como queira chamar nos é dado para um bem comum. Deus não nos dá para usufruirmos apenas para nosso próprio crescimento, Ele nos dá para que possamos servir a alguém com aquilo. Deus é maravilhoso! Até nisso Ele nos ensina que nossa função no mundo é servir. Esse foi o primeiro aspecto que me chamou atenção. Saiba que, tudo que Ele te da e te dará é para que outros também possam usufruir. Começamos, assim, a entender um pouco mais sobre Unidade.

O segundo aspecto que me chamou atenção, segue no restante do texto:

Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo.
Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.
O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos.
Se o pé disser: “Porque não sou mão, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo.
E se o ouvido disser: “Porque não sou olho, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo.
Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade.
Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
Assim, há muitos membros, mas um só corpo.
1 Coríntios 12:12-20

Cada membro tem sua função e cada função é indispensável. Já parou para pensar nisso? Ninguém é igual a você e mesmo que tenha dons parecidos, NUNCA serão iguais. Aquilo que existe em você, existe só em você, mas, não é feito para ser somente seu. Muitas vezes reclamamos e queremos ser diferentes ou olhamos para o outro e o julgamos melhor do que nós, querendo assim, sermos como eles. Se todos fossem iguais, como faríamos funções diferentes? É isso que a Palavra nos diz. Todos nós somos parte do Corpo de Cristo, da Igreja, todos temos funções honrosas para o Senhor, mesmo que achemos que não. Saiba que, sua funcionalidade é preciosa para o Senhor.

O terceiro e último aspecto é sobre nosso papel em relação aos outros membros do corpo. Vamos utilizar um exemplo bem fácil: Quando você fica gripado, são apenas os seus pulmões que doem? Apenas seu nariz fica entupido? Apenas a garganta inflamada? Não. Desta forma, quando uma parte de nosso corpo fica doente, acaba comprometendo todo o resto. Observe:

O olho não pode dizer à mão: “Não preciso de você! ” Nem a cabeça pode dizer aos pés: “Não preciso de vocês! “
Pelo contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis,
e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial,
enquanto os que em nós são decorosos não precisam ser tratados de maneira especial. Mas Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta,
a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros.
Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele
1 Coríntios 12:21-26

Temos por costume dizer: “Ninguém tem nada a ver com minha vida”. Querido, se você faz parte do Corpo de Cristo, sinto lhe dizer que está redondamente enganado. Ao contrário do que pensamos, aquilo que fazemos ou deixamos de fazer, influencia sim no Corpo. A Palavra diz que quando um membro sofre, todos os outros também sofrem. É como em nosso corpo humano, nossa vida afeta ao nosso irmão, se pensarmos com mais seriedade nisso, começaríamos a rever nossas atitudes e seríamos um corpo muito mais saudável.

Pensando em Unidade, meu desejo é que você entenda o quão precioso e perfeito é o plano do Senhor para nós. Se começarmos a viver como UM, apenas UM, veremos e viveremos os planos de Deus para a Igreja. Jesus não instituiu as igrejas e sim A Igreja. Somos um.

Pense nisso.

No amor do Pai,

Lucas Ferreira (lucas_scraft@hotmail.com)