“Confia no Senhor de todo o teu coração; e não se apoie em seu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas.” Provérbios 3:5 & 6

A Bíblia nos diz para confiar no Senhor de todo nosso coração. Ela não diz para confiar no Senhor com parte do nosso coração. E o que isso significa? Temos de confiar no Senhor por inteiro. Temos de confiar no Senhor com tudo o que nós temos com tudo o que somos e com tudo o que nós não somos. Com todos os nossos defeitos e falhas e em todas as áreas onde nos falta algo, temos de confiar no Senhor. Também devemos confiar a Ele todas as áreas onde nos sentimos fortes e aquelas áreas onde estamos confiantes nas nossas vidas. Temos também que confiar ao Senhor todas as nossas emoções e todos os nossos sentimentos. Tudo o que sai da nossa vida e cada pensamento que entra em nosso coração temos que colocar a confiança no Senhor. Temos mesmo que confiar ao Senhor nosso passado e as situações que já vivemos, sejam elas boas ou ruins. Temos de confiar ao Senhor o nosso futuro, onde iremos viver, com quem iremos nos casar e que tipo de trabalho nós faremos. Temos de confiar no Senhor para que Ele traga o nosso destino e libere o chamado que Deus tem colocado em nossas vidas. Temos de confiar ao Senhor todas as nossas relações com outras pessoas. Não há nenhuma área de nossa vida que seja isenta de confiar ao Senhor. Temos totalmente e completamente que confiar no Senhor de todo nosso coração.

Este versículo também nos fala não a inclinar-se em nosso próprio entendimento. E como fazemos isso? Em nosso dia a dia, quando nos inclinamos sobre algo, significa que estamos colocando nosso peso sobre alguma coisa, que estamos nos apoiando sobre algo. Se eu inclinar-me sobre uma porta ou uma parede ou um carro, então estou colocando meu peso nesse objeto. Se esse objeto for removido de repente, eu vou direto para o próximo encosto mais baixo – o chão muitas das vezes. Quando eu me inclino sobre algo, estou dando poder de sustentação a este objeto em minha vida. Eu estou contando com ele para me sustentar. A Bíblia diz, para não inclinar-se em seu próprio entendimento. Isso significa que você não deve dar ao seu próprio entendimento qualquer forma de poder. Não confie em seu próprio entendimento para mantê-lo de pé. Quando nós crescemos e vamos ficando mais velhos, nossa  tendência natural é de confiar ou inclinar-se mais em nosso entendimento em algumas situaçóes. Quando nós crescemos e ficamos mais velhos, e adquirimos mais experiência é natural que tenhamos mais sabedoria e mais compreensão da vida em geral. Mas o Senhor diz que devemos fazer o oposto do que se faz naturalmente. Ele diz, “não confie no que você sabe por causa de sua experiência de vida”. Não confie no conhecimento que você ganhou durante o curso da sua vida. Às vezes nós podemos pensar: “Eu estive neste tipo de situação antes, e sei como lidar com isso.” Mas o Senhor diz: não confie nesse tipo de conhecimento ou compreensão; ao invés vez disso, confie no Senhor com todo o coração. Eu não estou sugerindo que nós não devemos usar a nossa sabedoria ou bom senso em nossas vidas. Mas não devemos confiar ou colocar nossa confiança em nosso próprio conhecimento ou compreensão, mas nós devemos confiar totalmente no Senhor. 

Em seguida, ele nos diz para reconhecê-lo em todos os nossos caminhos e que Ele irá direcionar nossas veredas. A palavra reconhecer pode ser entendida como: saber, conhecer, ver, nomear, ou estar ciente. Isso também significa considerar e discernir.

A idéia é do versículo é sabermos que o Senhor está presente em todos os nossos caminhos. Estar ciente Dele, considerá-lo e discernir-lo em todos os nossos atos e, se o fizermos, podemos ter confiança no Senhor que Ele será aquele que estará guiando nossos caminhos. O que é uma grande promessa do Senhor para nós, Ele vai direcionar os passos daquele que confiar Nele!! Eu prefiro muito mais ter o Senhor direcionando meu caminho e não tentar direcioná-lo eu mesmo. Ele é muito melhor do que eu sou. Ele é muito mais inteligente e sabe o caminho que eu devo seguir. Isso é um grande negócio para nós, ouvirmos o Senhor e reconhecê-lo.

Que Deus possa te abençoar na aplicação desta palavra para seu coração.

Do servo, David E Gregory Jr.