Em toda história humana, desde sua criação até os tempo atuais Deus tem um propósito com as nossas vidas, um propósito eterno… Ter uma grande família, de muitos filhos, semelhantes a Jesus para a glória de Deus. Nós fomos feitos a imagem e semelhança de Cristo, (Gn 1 :26)  temos um Pai, um irmão mais velho.

Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.Romanos 8.29

A família é algo do coração de Deus, e é por isso que o diabo vem trabalhando para destruir isso, destruindo casamentos, relacionamentos de pais e filhos,buscando atingir até mesmo as crianças, até mesmo nossos filhos.

“Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão.” Salmos 127:3

e é essa herança que o diabo tem tentado roubar de nós.Sei que muito dos que estão lendo esse texto ainda não são pais, mais  logo serão, suas heranças irão chegar, e você deve estar preparado.  Os Filhos são tão importantes, são tão preciosos que diversas vezes a bíblia nos instrui com a responsabilidade de sermos pais.

A verdade, é que o diabo veio para matar, roubar e destruir (João 10.10) e é interessante pensar como ele tenta destruir o futuro de grandes homens de Deus enquanto ainda são pequenos. Moisés e Jesus (Mat 2:16), por exemplo, ou tentou impedir o seu nascimento, Isaque, Samuel…. Quanto Moisés hoje tem sido impedido de nascer por meio de abortos, futuros destruídos dentro de um ventre.  Hoje não temos um Faraó ou rei Herodes matando nossas crianças, infelizmente essa matança foi substituída pelo numero de abortos que vem acontecendo de uma maneira desenfreada. Poderíamos também ressaltar o numero de crianças que hoje vem sofrendo maus-tratos, abandono, trocando toda uma infância de sonhos por uma vida de pesadelos. Filhos são presentes, não tornemos isso uma maldição.

Há alguns anos dentro da educação, sempre vejo pais que já não sabem o que fazer com seus filhos de 3 anos. Crianças de 3 anos tem dominados seus pais, como isto pode acontecer?  Alguns pais já me perguntaram o porquê das crianças não virem com um manual de instrução. Para a nossa alegria, possuímos sim um manual, a nossa Bíblia.

Um versículo chave se tratando da criação de filhos creio que é Provérbios 22 :6 Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. O versículo não diz ” mostra o caminho” mais sim ” Educa no caminho ” . Isso quer dizer que você deverá estar lado a lado, caminhando junto, não adianta mostrar um caminho para seu filho e continuar seguindo por outro. Não adianta falar ao seu filho que ele deve ser um homem de Deus sendo que ele não vê esse homem em você. Não é a professora da EBD (Escola bíblica dominical) ou o Pastor durante um domingo que ira tornar seu filho um homem reto diante de Deus. Essa é sua responsabilidade. Até em média aos seis anos de idade o processo de formação do caráter e personalidade da criança está sendo construído.

Sabemos que Timóteo, um grande homem de Deus, foi considerado um filho na fé por Paulo, mais não foi Paulo quem ensinou o evangelho, ou o ensinou a ter fé. Em II Timóteo 1 .1 a 5  Podemos perceber que Timóteo foi ensinado por sua família, pela sua vó e sua mãe. Ele teve uma base dada por sua família. Quando foi discipulado por Paulo, apenas estava sendo moldado. Qual a base que temos dado para nossos filhos? Será que nós mesmos temos alguma base? Querido, não importa qual tenha sido a sua experiência quanto a família, um novo começo pode estar sendo escrito agora através de você.

Querido, se você ainda não é pai, comece a preparar a terra para seus filhos, comece a preparar o caminho que ira trilhar com ele, desde já comece a dedicar um tempo em estudar o “manual de como ser um bom pai”. A bíblia é completa e clara em nossa função como pais. Nós também ainda não somos pais, mais queremos fazer isso com exigência no Senhor, cuidando das heranças que o Senhor nos dará. Nunca é cedo de mais para começar a ser bons pais, assim como não é tarde de mais….

Abençoados para abençoar, transformados para transformar..

Geiza & Joys