Impenetrável

“mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus”. 1 Coríntios 2:10

Sabe me dizer qual o material mais duro do mundo? Pensou em aço, ferro? Passou longe. Concreto?  Sua cabeça? (As vezes a minha é bem dura haha). Não, o material mais duro (formado em processos naturais) é o diamante. Não sei se você já perguntou, mas eu sempre quis saber: Por que o diamante é tão valioso? Se você não sabe ele é formado de carbono, aquele mesmo que você encontra no lápis, grafite que usa na lapiseira. A diferença é o processo de formação.

O diamante é uma cadeia de carbonos muito rara e especial, ela é formada por milhões de anos sendo submetida a altas temperaturas e pressões, e, após todos os fenômenos químicos e físicos que nem eu e nem você temos ideia da dimensão, ele se torna o diamante, raro, belo e impenetrável. 

Impenetrável? Sim, por ser tão duro, o diamante não consegue ser penetrado tão facilmente.

Quantas vezes nós não somos como um diamante? Nosso coração fica tão fechado, nossa mente e nós por inteiro que nos tornamos como um diamante, podemos ser tão lindos e valiosos, mas impenetráveis. Certas situações nos levam a nos fechar em nosso mundo e acreditar que apenas o que pensamos é o que deve ser levado em conta. Nos sentimos tão frustrados conosco mesmos e com o que outras pessoas fizeram ou deixaram de fazer que nos trancafiamos e não damos liberdade nem para o Espírito Santo nos penetrar.

Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei.
Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.
Do pecado, porque os homens não creem em mim;
da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais;
e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado.
“Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora.
Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir.
João 16:7-13

A Palavra nos ensina que Jesus deixou Seu Espírito para nos convencer das coisas, mas muitas vezes somos tão convencidos que não o ouvimos ou obedecemos. Ele conhece todas as coisas e pode penetrar nas profundezas do coração humano, mas ele precisa de permissão nossa. E sabe por quê? Porque Jesus é um cara muito maneiro e educado, Ele bate na nossa porta e não arromba como um ladrão, Ele quer ser um convidado. Um convidado que entra e muda completamente o local onde está. Quando temos o Espírito em nós, deixando que Ele nos sonde onde ninguém mais pode ver, Ele nos guia na verdade, Ele direciona os nossos passos, Ele nos ajuda a ter esperança somente em Jesus.

O Povo de Israel que é tão precioso para Deus, também viveu momentos como estes. Em Ezequiel podemos acompanhar um pouco mais da história do povo a quem tanto o Senhor ama e que tanto pecou contra Ele. Mas o Senhor sempre dava uma chance, veja:

“Portanto, diga: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Eu os ajuntarei dentre as nações e os trarei de volta das terras para onde vocês foram espalhados, e lhes devolverei a terra de Israel’.
“Eles voltarão para ela e retirarão todas as suas imagens repugnantes e os seus ídolos detestáveis.
Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.
Então agirão segundo os meus decretos e serão cuidadosos em obedecer às minhas leis. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.
Ezequiel 11:17-20

Hoje o Senhor nos dá uma chance de conhece-lo melhor! Ele quer retirar de nós nosso coração que está como pedra, que está duro, que está impenetrável. Quer nos dar um coração de verdade, que pulsa, que tem sentimentos, que vive. Quer que sejamos direcionados por Seu Espírito.

Há uma boa notícia! Eu disse HÁ UMA BOA NOTÍCIA! Lembra que no começo eu disse que o diamante não é tão fácil de ser penetrado? Então, ele tem um ponto fraco. O diamante só pode ser penetrado por outro diamante… não conseguiu entender ainda? Dá uma lida:

Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:26a-27

Nós somos como Ele! Ele nos criou como Ele! É Ele quem pode nos penetrar, é Ele quem pode nos transformar, é Ele quem pode alterar nossa estrutura. Você pode glorificar ao Senhor por isso? Não são as pessoas que vão mudar nossa vida, é o Senhor. O diamante pode ser penetrado por outro diamante, assim Ele toma forma, e o Senhor quer nos tornar cada vez melhores.

Hoje nós podemos estar passando por processos de altas temperaturas e pressão, é isso que nos faz ser tão valiosos e raros, é parte de uma caminhada que nos tornará um lindo diamante, pronto para adornar o Reino dos Céus.

Deus nos abençoe.

Lucas Ferreira

 

Deixe um comentário

