“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom” Mateus 6 – 24
 
 “Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom”Lucas 16 – 13

Mamon é o nome de um deus próprio dos Filisteus que o adoravam como se fosse o deus da prosperidade. Este povo pedia a Mamon sobre sua prosperidade. Mamon é um falso deus assim como Baal, Moloque, Astarote e Dagon. Estes deus são espíritos do inferno, são demônios. Mas será que o espírito de Mamon ainda está em nosso meio hoje!

Mamon é uma palavra muito comum do idioma aramaico, que significa RIQUEZAS, parecido com a palavra hebraica que significa “ser firme e perseverante”, ou seja “algo em que se pode confiar”. No entanto a Bíblia diz repetidamente: “não confie em dinheiro ou riquezas”.

Vou colocar aqui 5 perguntas que sugiro que você responda a si mesmo para poder ver se está servindo ao deus Mamon.

1. Você fica ansioso com suas necessidades não alcançadas? Você se preocupa em como as coisas vão funcionar financeiramente? Você tem paz em seu coração? Você protege seu dinheiro guardado, protegido sem ter limites? Você nao vê que o dinheiro está tomando o lugar de Deus? Você põe limites no seu dinheiro com se ele fosse apenas seu e não de Deus?

2. Você tem medo do futuro? O medo do futuro é mais evidente na relutância em fazer algo de bom no presente. Se você está vivendo no medo, ansiedade e falta de fé, então você está se curvando no altar de Mamon. A maioria dos cristãos não são mesquinhos, mas eles não agem generosamente por causa do medo.

3.Você tem verdadeira crença no amor e fidelidade de Deus? Você realmente acredita que Deus o ama; você realmente acredita que ele vai cuidar de você Você tem uma confiança pessoal em si mesmo? Você  estaria pronto para se levantar e dar um argumento convincente sobre a fidelidade do amor de Deus por você e sua capacidade de conhecer todas as suas necessidades?

4. Você obedece a palavra de Deus sobre como gastar seu dinheiro? A palavra de Deus nos diz para ofertarmos. Mamon diz que será melhor se você economizar para ter algo. Apalavra de Deus diz que devemos dizimar com 10% sobre tudo o que recebemos. Mamon te engana dizendo que isso é lei do antigo testamento. A palavra de Deus nos ensina a ser generosos. Mamon te engana dizendo que se você ofertar agora, não terá o suficiente para amanhã.

5. Você ouve com cinismo quando alguém prega uma mensagem sobre oferta? Dentro do seu coração, enquanto ouve a mensagem você fica dizendo “isso é bom para qualquer um menos para mim”. Os fariseus, que amavam Mamon, zombaram e ridicularizaram Jesus quando Ele ensinava sobre ser generoso. Se você tem ficado se defendendo, criando barreiras ou vivendo com espírito divisão, é prova que você está se julgando superior ao ensinamento de ofertar. Às vezes chegamos a pensar que somos de uma outra categoria que nao se enquadra neste ensinamento; porém se pensamos assim estamos nos prostrando ante o altar de Mamon.

Salomão disse, ” tenho visto um mal debaixo do sol, riquezas acumuladas causam dor a seus donos”. Mateus 6-33 nos ensina a buscar o REINO em primeiro lugar, principalmente quando entramos no assunto de dinheiro e provisão financeira. Este texto também trata de como vemos e pensamos acerca do dinheiro e das riquezas. Pois independente de ter dinheiro ou não, sempre somos afetados por causa destas situações. Buscar primeiro o Reino de Deus, não é dar 15 minutos do seu dia para Ele e tomar suas decisões de acordo com sua vontade.  Isso diz respeito a buscar a Deus acima de tudo o que pensamos sobre dinheiro. Tudo o que Ele nos dá é para ser usado em nosso trabalho de mordomo.

Não se esqueça que agora estamos em um novo endereço ► http://www.conectadoemcristo.com.br/

David Gregory