Falando Sobre o espírito de Mamon

 “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom” Mateus 6 – 24
 

 “Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom”Lucas 16 – 13

Mamon é o nome de um deus próprio dos Filisteus que o adoravam como se fosse o deus da prosperidade. Este povo pedia a Mamon sobre sua prosperidade. Mamon é um falso deus assim como Baal, Moloque, Astarote e Dagon. Estes deus são espíritos do inferno, são demônios. Mas será que o espírito de Mamon ainda está em nosso meio hoje?

Mamon é uma palavra muito comum do idioma aramaico, que significa RIQUEZAS, parecido com a palavra hebraica que significa “ser firme e perseverante”, ou seja “algo em que se pode confiar”. No entanto a Bíblia diz repetidamente: “não confie em dinheiro ou riquezas”.

Vou colocar aqui 5 perguntas que sugiro que você responda a si mesmo para poder ver se está servindo ao deus Mamon.

1. Você fica ansioso com suas necessidades não alcançadas? Você se preocupa em como as coisas vão funcionar financeiramente? Você tem paz em seu coração? Você protege seu dinheiro guardado, protegido sem ter limites? Você nao vê que o dinheiro está tomando o lugar de Deus? Você põe limites no seu dinheiro com se ele fosse apenas seu e não de Deus?

2. Você tem medo do futuro? O medo do futuro é mais evidente na relutância em fazer algo de bom no presente. Se você está vivendo no medo, ansiedade e falta de fé, então você está se curvando no altar de Mamon. A maioria dos cristãos não são mesquinhos, mas eles não agem generosamente por causa do medo.

3.Você tem verdadeira crença no amor e fidelidade de Deus? Você realmente acredita que Deus o ama; você realmente acredita que ele vai cuidar de você Você tem uma confiança pessoal em si mesmo? Você  estaria pronto para se levantar e dar um argumento convincente sobre a fidelidade do amor de Deus por você e sua capacidade de conhecer todas as suas necessidades?

4. Você obedece a palavra de Deus sobre como gastar seu dinheiro? A palavra de Deus nos diz para ofertarmos. Mamon diz que será melhor se você economizar para ter algo. Apalavra de Deus diz que devemos dizimar com 10% sobre tudo o que recebemos. Mamon te engana dizendo que isso é lei do antigo testamento. A palavra de Deus nos ensina a ser generosos. Mamon te engana dizendo que se você ofertar agora, não terá o suficiente para amanhã.

5. Você ouve com cinismo quando alguém prega uma mensagem sobre oferta? Dentro do seu coração, enquanto ouve a mensagem você fica dizendo “isso é bom para qualquer um menos para mim”. Os fariseus, que amavam Mamon, zombaram e ridicularizaram Jesus quando Ele ensinava sobre ser generoso. Se você tem ficado se defendendo, criando barreiras ou vivendo com espírito divisão, é prova que você está se julgando superior ao ensinamento de ofertar. Às vezes chegamos a pensar que somos de uma outra categoria que nao se enquadra neste ensinamento; porém se pensamos assim estamos nos prostrando ante o altar de Mamon.

Salomão disse, ” tenho visto um mal debaixo do sol, riquezas acumuladas causam dor a seus donos”. Mateus 6-33 nos ensina a buscar o REINO em primeiro lugar, principalmente quando entramos no assunto de dinheiro e provisão financeira. Este texto também trata de como vemos e pensamos acerca do dinheiro e das riquezas. Pois independente de ter dinheiro ou não, sempre somos afetados por causa destas situações. Buscar primeiro o Reino de Deus, não é dar 15 minutos do seu dia para Ele e tomar suas decisões de acordo com sua vontade.  Isso diz respeito a buscar a Deus acima de tudo o que pensamos sobre dinheiro. Tudo o que Ele nos dá é para ser usado em nosso trabalho de mordomo.

Leia os textos mais recentes https://goo.gl/51UfbZ

Siga-nos no Twitter https://goo.gl/g438yx

David Gregory

Anúncios

45 comentários sobre “Falando Sobre o espírito de Mamon

    • onde esta escrito que quem tem dinheiro num tem a salvaçao ou que rico vai pro inferno?….ou que pobre e que se salva?…..e facil ser derrotado, dificil e ser vitorioso em tudo.

      • De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro,
        pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar;
        por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos.
        Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição,
        pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos.
        Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão.
        1 Timóteo 6:6-11

      • Não adianta tantas riquezas mundanas e não ser rico para com Deus, se lê a bíblia vai entender !!!

    • sim eu tambem acho que dizimo provem de DEUS. pena tambem que algum pastores nao acha assim eles acha que aquele versiculo que esta escrito em malaquias cap. 3 ver. 7. ate 18. so servi para nos e isso que eles acham eles estao escluidos deses verciculos e de muitos outros mais. cera que eles nao sabe que dinheiro do dizimo e pras viuvas crianças orfans enfim para OBRA DE DEEEUUUSSS nao para recurso propio e viver na lochuria…por favor lideres de igreja estes recursos na OBRA DE DEEEUUUSSS NAO SEIJA ganansios DEUS presisa de homens como voceis para restourar a verdade de DEUS o inimigo esta lutando com todas as armas para jogar a verdade de DEUS terra mais em nome do nosso senhor jesus cristo ele nao vai conseguir

    • JOÃO CARDOSO, não pense dessa forma, pois o que fazemos ou deixamos de fazer,somente Deus pode julgar, e se seu Líder for uma pessoa que está fazendo mau uso dos dízimos e das ofertas, ele prestara contas com Deus por isso ! E você não será julgado por falta de generosidade e obediência.

    • Faça sua parte, pode ter certeza que um dia esses maus administradores teriam que acertar as contas com aquele q é o único digno de toda honra gloria.

  1. Graça e paz, irmão, mas me permita questionar o tópico 4. Não é mamon que diz que o dízimo é lei do Antigo Testamento. A lei do Espírito da Vida, em Cristo Jesus, nos libertou da lei do pecado e da morte. As justas exigências da lei estão satisfeitas em nós, que vivemos segundo o Espírito. Assim, a lei do dízimo não existe mais, há muito tempo. Estamos libertos dessa obrigação. Mas nós, que vivemos segundo o Espírito, não buscamos satisfazer a carne e nem os desejos dela, inclusive pelo dinheiro e por isso temos prazer de ofertar, não por obrigação, mas por oportunidade de colocar o dinheiro sobre o senhorio de Jesus e não estarmos como escravos da carne, além de ajudar o sustento dos santos, como está explícito em 2 Coríntios 9. Parabéns pela iniciativa de discutir o tema. Um abç, irmão!!!

  2. Que pena pra uns dizimo e muito bom. Mas tem muitos lideres que enventao emvelope da familia 100 reais ou “eu e minha casa serviremos ao senhor”lindo d+ opa! Salvaçao e individual,se o pastor for homem de Deus e o irmao dele nao for infelismente ele nao vai ser salvo.se nao confesar com a boca e com o coraçao. Bjos

  3. bom dia essa materia é muito esclarecedora abriu meu entendimento as veses seguimos o inimigo pensando que estamos seguindo a Deus e vamos ficando cegos no entendimento.

  4. DIA 25 DE OUTUBRO ASSISTI UM CULTO NA PIB DE SJCAMPOS ONDE O ASSUNTO É SOBRE MAMON, O ESPÍRITO MALIGNO QUE ESTÁ SUPER LIGADO AO DINHEIRO, ESSE ESPÍRITO É MUITO FORTE, E ANDA COM SUA TROPA, ELE ARRASA FAMÍLIAS, RELACIONAMENTOS E SE VOCÊ SE DESESPERAR POR FALTA DE DINHEIRO, É PORQUE ESSE ESPÍRITO ESTÁ NOS ARREDORES. PASSE POR CIMA DELE, VAMOS VENCER ESSE ESPÍRITO. DEUS É MAIOR QUE TUDO!!!!!

  5. realmente é muito triste ver alguns lideres utilizando de forma não adequada o dinheiro devolvido na igreja.Por outro lado não podemos deixa de devolver aquilo que por direito é de Deus,pois a bíblia diz ( cada um dará conta de si a Deus ) a obediência tem que existir independente da situação

  6. Reinaldo j silva diz: foi a pregação de ontem na igreja que congrego, texto muito bem aplicado, e como vemos esse espirito maligno acabando com muita gente, e necessário falar-mos mais sobre isso nas nossas igrejas, parabéns!!!

  7. muito bom aprender a cada dia e enpedir q coisas como o dinheiro,a fama m,nos afaste de Deus .quando passamos a colocar todas as coisas nas maos do mestre tudo da certo ,ele prover os seus filho como ester escrito q Deus n divide a sua gloria com nimguem ,e q e bom entregar nosso caminho ao Senhor confiar nele e o mais ele fara .Deus seja adorado para todo sempre amem!

  8. Faça sua parte, pode ter certeza que um dia esses maus administradores terão que acertar as contas com aquele q é o único digno de toda honra gloria.

  9. Muito bem o que tiramos de lição nisso tudo eu por exemplo nunca falei vou trabalhar para que eu possa devolver os 10% que pertence ao nosso DEUS todo PODEROSO

  10. Concordo em dar o dízimo, mas não baseado em Malaquias, pois muitos têm entendido que se não der o dízimo ė ladrão e por isso fazem a coisa certa pelo motivo errado. Tem que ser somente por amor e por fé.

  11. Nossa que lição pra minha vida pq tenho vivido desta forma preocupada não durmo fico aflita não tenho paz com tanta dívida preocupada com futuro financeiro meu Deus mim perdoe eu sei que tenho vivido muita dificuldade financeira mais hoje abrir meu entendimento confiar em qualquer situação muito obrigado pelo explicação

  12. Devemos atender a viúva o órfão, e o necessitado, não fazer o líder ter esta responsabilidade dando pra ele dar, é você, isso é pessoal é de cada um, é um hábito que devemos ter. Permanecer no preceito da lei é o mesmo que negar o sacrifício da cruz de Cristo, que segundo a própria lei, seria abolida, na vinda do Salvador o Messias. Permanecer no preceito da Lei é o mesmo que negar a Cristo sendo estes o ANTI-CRISTO. O dizimo pode ser colhido de acordo com a palavra do homem, mas não de acordo com a escritura no Novo Testamento, não de acordo com Jesus.

  13. Esse argumento de dízimo é uma falácia. Mamom não é dito para favorecer ou desfavorecer o dizimo, mais sim mostrar que a busca da riqueza afasta o homem de Deus. Eu quero ver alguém me provar no Novo Testamento falando de dizimo. Existe a lei da generosidade, pois ofertamos por amor e dizimamos pelo ato de adoração e não obrigação.

  14. Eu PR. Jorge. Graça e paz para todos. Dentre todos comentários o Fred Novaes. Foi o mais coerente com a verdade bíblica. Disse Jesus errais por não conhecer as escrituras e nen o poder de Deus.

  15. São cegos guiando cegos, porque não se preocupa de ensinar a verdade! que liberta. O Fred Novaes. Foi o único dentre todos comentários que foi mais coerente com bíblia. Existem jargões da graça e da Cruz que são do pai da mentira. Disse Jesus errais por não conhecer as escrituras e nen o poder de Deus.

  16. Infelizmente existem muitas igrejas dedicadas a este Deus pagão. Este Deus Pagão de fato oferece riquezas, mas exige ofertas. Supostamente este demonio ira faser a este fiel, mas para prosperar mais e mais suas ofertas teram que maiores e maiores. e observem que algumas igrejas usam o termo pacto com deus e em nenhum momento o nome de Jesus e citado, obeservemn este detalhes e vão perceber que sem saber servem ao deus Mamom.

  17. Nao é bom falar mal de pastor nenhum pois podemos ter problemas futuramente. Lembre que Davi teve oportunidade de matar saul, mas nao matou devido ele ser um ungido do Senhor. Mesmo saul estando no erro ele nao matou.

  18. Acho interessante Salomão ter falado tenho visto um mal debaixo do sol, riquezas acumuladas causam dor a seus donos”. quando ele era na época o homem mais rico do mundo. É uma incoerência muito grande, além de ser polígamo. pois tinha quantas mulheres esse quisesse. A bíblia ensina que melhor seria que não casássemos, mas para que não andemos em pecado, que tenhamos o nosso vaso santificado.

    Ou seja é tudo muito fácil para quem já possui alguma coisa para sobreviver. Agora fala para um pai de família com 5 filhos, aluguel entre outras coisas para ele gastar tudo que ganha que quando estiver desempregado não terá ajuda de ninguém, Nem da Igreja que ele dá o dízimo, pois tenho visto casos de pessoas que quando precisaram foram expulsos de dentro da igreja pelos seguranças.

  19. [Roberto – dia 28 junho] Neste seu comentário percebi a coisa mais coerente nesta postagem! Pena que o melhor conselho tenha sido o teu aqui, e não o do artigo em questão. Sinceramente, tenho por verdade que “nós” somos o templo e morada do Espírito Santo. E tem muitos que ainda “fazem questão” de não entender isso. Usam as Escrituras para torcer a verdade e oprimir ainda mais o povo. Já basta políticos e poderosos que o fazem muito bem. Ainda mais religiosos que lêem a Bíblia ao seu bel entendimento. Que vergonha! Na igreja contemporânea tenho visto uma adoração pior do que a idolatria romana. Pois a ICAR adora o que não tem vida (anátema), as imagens. Evangélicos adoram um outro deus, Mamon (dinheiro, riquezas). Este último deus está muito presente em nosso cotidiano. Então, esta outra forma de idolatria deve ser muito pior que a primeira. Visto que não há mais templo de Salomão (aliás, há muitas réplicas dele por aí kkk). Visto que Jesus disse que Ele iria para enviar o Espírito Santo, e que “nós”, indivíduos e não instituição, somos “templo” do Espírito e sacerdócio real, então por que cargas d’água devemos insistir uma dízimos, etc? Temos sim que cuidar do nosso próximo. E isso, conforme falou o Roberto, é dever nosso, individual. E não de impostores que se fazem santos por uma falsa humildade e uma vã filosofia (Cl 2:8). Espero que essas minhas simples palavras ajudem aqueles “desesperançosos” na fé a ter um melhor discernimento sobre essa temática tão distorcida e nojenta, martelada na cabeça de muitas pessoas de simples razão. Que nossa fé seja real e não falaciosa e descompromissada, a ponta de delegar a outras pessoas ou instituições aqui que Deus nos mandou a nós próprios fazer. Que deixemos de ser cristãos preguiçosos e presunçosos. Chega dos mesmos!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s