Escolhas

Ei galera! Animados para a semana? Nessa tem feriado *_*

Creio que se não todos, a maioria de vocês já ouviram a seguinte frase:

“As suas escolhas fazem você”

Eu cresci ouvindo isso, mas não assimilava muito bem porque sempre me eram feitas cobranças após ela. Mas há algumas semanas, Deus me levou a analisar a vida de Daniel e ver o quão verdadeira essa frase é.

O relato da vida de Daniel, principalmente no 1º capítulo mostra várias escolhas e algumas consequências delas, e o interessante é que pelos estudiosos da Bíblia Daniel tinha cerca de 15 anos nessa época. A primeira escolha de Daniel que vejo no 1º capítulo foi:

Não murmurar do lugar o qual Deus o estava colocando

Daniel foi arrancado do meio de sua família, que era parte da nobreza em Judá (Leia Daniel 1:3-6), para ser servo no palácio de um rei de uma terra idólatra. Como se isso não fosse o suficiente foi lhe dado um novo nome, ensinado uma nova língua, uma nova cultura. Mesmo com tudo isso Daniel não murmurou, na se rebelou contra Deus, o que é mostrado em sua segunda escolha:

Permanecer fiel

Além de todas as mudanças já citadas, também fora mudado seu cardápio. O rei tinha designado como alimento para Daniel e os outros jovens as mesmas iguarias que ele tinha em sua mesa. Contudo a escolha de Daniel fora não se contaminar e essa escolha o fez enfrentar um desafio:

Daniel, porém, propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar. Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos. E disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; pois veria ele os vossos rostos mais abatidos do que os dos outros jovens da vossa idade? Assim poríeis em perigo a minha cabeça para com o rei. Então disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia posto sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias: Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias; e que se nos dêem legumes a comer e água a beber. Então se examine na tua presença o nosso semblante e o dos jovens que comem das iguarias reais; e conforme vires procederás para com os teus servos. Assim ele lhes atendeu o pedido, e os experimentou dez dias. E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos do que todos os jovens que comiam das iguarias reais.
Daniel 1:8-15

Muitas vezes as nossas escolhas nos vão colocar de frente a desafios, foi isso que aconteceu com Daniel e isso que acontece conosco hoje também, mas o que me encoraja e conforta é que quando a nossa escolha está debaixo da direção de Deus, Ele nos dá a vitória nos desafios que iremos enfrentar.

Essas pequenas atitudes, comparadas aos outros feitos de Daniel, eu creio que determinaram o grande Daniel mostrado nos próximos capítulos do livro, aquele que enfrenta leões, ordem de reis, interpreta sonhos…

Nas pequenas escolhas Daniel simplesmente respondia para Deus: “Conte comigo para a obra que tem que ser feita na Babilônia”.

Daquela que tem tentando responder a mesma coisa a cada dia da minha vida, e visto a cada escolha, que realmente vale a pena,

Emília Lazzaroni

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s