Independência ou morte!

Olá galera! Feriado bom, não é?! Dia da Independência do Brasil e é feriado nacional e nós não trabalhamos e/ou estudamos… engraçado, para me tornar independente (teoricamente) eu tive que trabalhar e não o contrário, mas deixa pra lá!

Nada mais oportuno do que no dia da Independência, falar sobre independência. Sabe o sentido real desta palavra? Segundo o dicionário Michaelis da Língua Portuguesa:

1-  Estado ou qualidade de independente. 2 – Libertação, restituição ao estado livre; autonomia. 3- Caráter independente. 4- Meios de fortuna bastantes que permitem a uma pessoa viver independentemente

É normal e totalmente aceitável que, em determinada idade, estado ou situação, uma pessoa se torne independente de seus pais, de um trabalho e etc., mas tem muita gente por aí rachando a cabeça por achar que por si mesmo pode fazer tudo na vida. Comecei a ler estas definições e minha mente se agitou num emaranhado de pensamentos. Entretanto, uma definição em especial me chamou a atenção: Caráter independente.

É fato que todos nós nascemos com definições genéticas que, em certas ocasiões, nos afloram de forma que todos percebem, mas existe uma coisa que é construída em nós: O caráter. Nós não nascemos com um caráter, nós construímos através de tudo que vivemos ou queremos. Os psicólogos podem discordar de mim, mas caráter, em minha opinião não vem da genética da personalidade. Considerando isto, todos nós temos caráter independentes… ou não.  O ponto que gostaria que pensássemos diz respeito à seguinte pergunta: Qual o teu caráter? Apesar de muitos pregarem a independência e tudo mais, alguém nos ensinou a ter um caráter dependente sim, dependente do Filho de Deus. Devemos ser parecidos com Ele, ter o caráter Dele. Vou te mostrar algumas coisinhas:

Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 
Gênesis 1:26-27

Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.
Efésios 4:22-24

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. 
Romanos 12:2
 

…aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou. 
1 João 2:6

1) Do Latim DEPENDERE, “estar preso a, estar pendurado”, formado por DE-, indicando origem, mais PENDERE, “pender”

“Estar preso a…” que forte! Muitas vezes nós queremos tanto ser independentes que nos esquecemos de estarmos presos ao Senhor. Lutamos tanto pra ser independentes, quando Jesus quer que dependamos Dele. E quantas cabeçadas nós damos! O desejo do Senhor é conduzir-nos por Seus caminhos, mas a escolha é nossa, a mudança de caráter depende de nós e não Dele. Em Oséias 11:4, Deus diz, a respeito de Israel, que os atraiu com cordas, laços de amor. Nós somos Israel hoje, e Deus quer que estejamos presos a Ele, junto a Ele, vivendo o que Ele quer. É lindo ver o que o salmista diz:

Desde o ventre materno dependo de ti; tu me sustentaste desde as entranhas de minha mãe. Eu sempre te louvarei!  Salmo 71:6

Para finalizar, não posso deixar de falar que dependemos uns dos outros também. É primazia (essencial) para o Senhor que amemos uns aos outros (Lc. 10:27), nos relacionar com nossos irmãos dá prazer ao Senhor. Muitos acham que não devem nada para ninguém e tentam construir suas vidas sozinhos, desculpe, isso é impossível. Nós sempre precisamos de alguém. Então, não seja soberbo suficiente para desdenhar o amor de um irmão. Depender de irmãos não significa vergonha e sim acreditar que ainda existem homens e mulheres que querem ter o caráter de Jesus.

Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.

Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito 
Colossenses 3:13-14

Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo. 
Efésios 5:21

Que neste dia, onde comemoramos a Independência do Brasil, possamos proclamar em nossos corações a Dependência que temos do Senhor.

Com amor,

Lucas Ferreira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s