Ninguém pode tomar o seu lugar!

Oi pessoal, tudo bem?  Espero que sim…

Durante uma semana bem atribulada com muitas dores e coisas passando pela minha cabeça, comecei a orar e pedir ao Senhor para que me desse alguma direção. Nenhum de nós é extraterrestre ou super heróis que não pense milhares de coisas e dê uma viajada pensando sobre os planos de Deus: Será que são mais altos? Mais altos quanto? Estou no caminho certo? Essas perguntas já devem ter borbulhado muitas vezes na sua cabeça né?! Pois é, comigo não é diferente. Eu sei a direção a tomar, mas muitas vezes tenho medo e acho que não sou capaz.

Em meios aos meus conflitos e orações, Deus me respondeu em sua palavra com uma história que talvez nunca tenha chamado sua atenção, comigo foi a primeira vez: História de Adonias.

Ora, Adonias, cuja mãe se chamava Hagite, tomou a dianteira e disse: “Eu serei o rei”. Providenciou uma carruagem e cavalos, além de cinqüenta homens para correrem à sua frente. 
1 Reis 1:5

Adonias era o 4º filho de Davi e sua história nos traz aprendizado. Quando Davi estava muito velho, ou seja, não aguentava mais nada e todos sabiam que ele iria morrer, seu filho Adonias juntou uma galera e disse que era o novo Rei. Acontece que o Senhor já tinha escolhi outra pessoa para ser Rei e Davi sabia disso, mas Adonias fez tudo escondido, porque Davi não podia nem sair de sua cama. Porém, Bate Seba (Aquela com quem Davi cometeu adultério e era sua mulher) soube daquilo, se lembrou que Davi tinha jurado que o seu sucessor seria Salomão e resolveu contar para Davi o que estava acontecendo. Davi não aceitou que Adonias fizesse aquilo e logo chamou ao profeta Natã e mandou que Salomão fosse ungido Rei. Depois disso Adonias ainda tentou se defender e conseguiu permanecer vivo, porém, um pouco depois pediu que a mulher que cuidava de Davi fosse dada como mulher dele (o que significava uma afronta ao trono segundo os costumes). Por fim, Adonias foi morto. Você pode conferir esta história em 1Reis 1 e 2.

O rei fez então um juramento: “Juro pelo nome do Senhor, o qual me livrou de todas as adversidades,
que sem dúvida hoje mesmo vou executar o que jurei pelo Senhor, o Deus de Israel. O seu filho Salomão me sucederá como rei e se assentará no meu trono em meu lugar”.
1 Reis 1:29-30

Em meio a esta história Deus ministrou algo ao meu coração: Ninguém toma o seu lugar!

Sim, isto é verdade. Existe algo que Deus tem para você, e é somente para você. Não há porque temer, apenas confiar e dar o primeiro passo. É comum termos medo, é comum acharmos que não somos capazes, porém Deus nos capacita, porque foi Ele mesmo quem nos escolheu e escreveu o nosso futuro. Lembro-me de uma frase que um pregador disse aqui em nossa igreja que me marcou muito: “Jesus oferecia cura, libertação e salvação por onde passava, mas quando as pessoas não queriam, Ele simplesmente ia embora, porque Ele sabia o Seu valor em Deus”. Isso é verdade, precisamos saber o nosso valor em Deus, ter a certeza do que nós somos e de pra onde estamos indo.

Adonias pode ter tentado tomar o lugar que não era dele, pode ter tentado reinar, porém, aquele não era o seu lugar. O mais incrível é que eles sabiam quem deveria reinar, Davi já havia recebido esta orientação de Deus, porém, mesmo assim ele preferiu desobedecer. Isto me leva a outro questionamento: Será que não estamos tomando o lugar que não é nosso? Devemos nos atentar a não tomar a frente daquilo que não cabe a nós, o fim de Adonias foi a morte e isto pode nos ensinar que não é uma boa escolha.

Esteja certo que Aquilo que Deus tem para você e pra mim não vai se frustrar, custa nossas renúncias, nossa obediência, mas no final, teremos um reinado de paz e sabedoria, teremos cumprido o propósito para o qual Deus nos criou.

Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus. 
Filipenses 1:6

Um abraço,

Lucas Ferreira

Um comentário sobre “Ninguém pode tomar o seu lugar!

Deixe um comentário

