Meu sustento

imagem

E disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis. Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes.
Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves? 
E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura? Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas. Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 
Lucas 12:22-31

 

Não sei quantos de vocês já se confrontaram com esse texto, mas isso tem acontecido comigo há muito tempo. Nós, habitualmente, nos preocupamos tanto, mais tanto, como nosso sustento que, diversas vezes, nossa fé desmorona, fazendo com que deixemos de acreditar que Deus é quem proporciona o nosso sustento.

A correria e loucura do mundo consumista em que vivemos, nos quer obrigar a cada vez mais trabalhar loucamente pra ter mais dinheiro e nos preocuparmos sempre com a concorrência profissional e procurar sempre ser melhor do que os outros para ter mais dinheiro. Me pego pensando sobre isso e chego a uma conclusão: Eu não quero ser louco por dinheiro, eu quero ser louco por Jesus! Eu quero ser louco por amar as pessoas, por pregar o evangelho, por ajudar àqueles que não têm. Isso sim faz sentido! O que não faz sentido e vivermos para termos. A gente morre e fica tudo por aí! Tudo que nos matamos para “ter” fica na terra, não levamos nada pro caixão, o que levamos é pra eternidade, e, meu amigo, pode ter certeza que lá eles não precisam dos nossos bens e dinheiro.

Ainda assim, o mundo insiste em nos pressionar, com anúncios exorbitantes, outdoors enormes, nos induzindo a gastar e gastar e gastar. Eu não sou diferente disso, vejo anúncios de promoção e tenho aquele empurrãozinho de comprar mais alguma coisa, mesmo sem precisar. O mundo nos induz a pensar que precisamos de tudo isso, que dependemos de tudo isso. Que se você não for assim, estará fora do padrão, fora da moda, fora do círculo social. Querem nos mostrar que não conseguiremos sobreviver se não nos matarmos de trabalhar ou coisa do tipo, nos mostrar que se não “puxarmos o saco” do patrão, não seremos promovidos em nossa empresa.

O que eu quero compartilhar com isso tudo é que desviamos muito o nosso foco da verdade: Deus é nosso sustento. E sem mais. É Ele que nos faz acordar cada manhã, é Ele que nos dá cada oportunidade, é Ele que nos dá o que necessitamos. E Ele só pede uma coisinha: Busque primeiro o Meu Reino.

Não fosse o amor do Senhor, o que seria de nós? O que seria da humanidade? Deus nos dá muito mais do que merecemos, eu sei bem disso. Então, não se preocupe com o dia de amanhã, tente controlar a ansiedade (o que é mais difícil pra mim), dedique-se primeiramente ao Reino, não se esquecendo que o Reino é Dele, não nosso, não seu, não do pastor, não dos obreiros e diáconos. É Dele.

Meu desejo hoje é que possamos refletir sobre isso, não é ter o melhor emprego, o melhor salário, o melhor carro, a casa mais bonita do bairro, não é nada disso que nos faz viver em plenitude. O que nos faz plenos é termos o amor dentro de nós, sendo o AMOR que o mundo precisa, nos sentiremos muito mais úteis. E o resto? O resto deixa que Deus nos dá enquanto dormimos.

Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono. 
Salmos 127:2

Sejamos loucos pela obra de Deus!

Em amor,

Lucas Ferreira

Deixe um comentário

