Não arranje um Ismael

286680_378628285561207_22490308_o

“Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dera nenhum filho. Como tinha uma serva egípcia, chamada Hagar, disse a Abrão: ‘Já que o Senhor me impediu de ter filhos, possua a minha serva; talvez eu possa formar família por meio dela’. Abrão atendeu a proposta de Sarai.” Gênesis 16.1-2

Oi, pessoal do blog! Como estão? Eu estou numa grande expectativa porque pela primeira vez vou viajar para a Europa, com minha família, em missões, e, claro, vou passear lá também. Sei que Deus vai fazer grandes coisas naquele lugar na minha vida e através dela, e estou ansiosa para ver o que Ele reservou pra mim lá… Ore por nós! Bem, vamos ao post…

Abrão e Sarai cansaram-se de esperar. Ficaram esgotados enquanto aguardavam o cumprimento da promessa de Deus e se perguntaram se poderiam fazer algo para ajudar a colocar as coisas em andamento. Sarai decidiu que sua escrava Hagar conceberia um filho de Abrão. Ela pensou que essa poderia ser a maneira de Deus dar a ela e a Abrão o filho que Ele havia prometido. Deus prometera a Abrão um filho de Sarai, mas já que parecia que Deus não estava fazendo nada, ela deve ter pensado que sabia como ajudar! Isto lhe soa familiar? Você já tentou ou quis ajudar Deus em sua vida?

Quantas vezes, em diferentes aspectos, queremos apressar as coisas na nossa vida? Pessoas que iniciam relacionamentos, porque se cansam de esperar ou não querem; outras, que aceitam um trabalho, sem ser o que Deus tem reservado; outras que tomam decisões sem ter direcionamento de Deus e, muitos outros casos… Em todos esses, vemos passos apressados, passos baseados na ansiedade, o que significa, falta de confiança em Deus e nos Seus propósitos.

Deixe-me te perguntar: Antes de TODOS os seus passos e decisões, você ora perguntando a Deus se você está de acordo com os Seus pensamentos? Ou existem situações em que você toma sozinho, as decisões, excluindo Deus disso? Só para pensar! Fica a dica#

Eu, particularmente, tenho vivido uma fase, em que aonde vou, as pessoas querem me apresentar um pretendente (chega a ser demais); mas desde quando decidi conhecer a Deus mais, (graças a Deus foi antes dessa fase) Ele mesmo disse ao meu coração e me convenceu de que se eu deixar, será Ele, há Seu tempo, que me apresentará ao meu futuro marido. Claro, confesso que vem a tentação da ansiedade, sou humana, com necessidades físicas e emocionais, mas nada disso supre ou supera o melhor de Deus e os Seus planos, e, saber disso me ajuda a permanecer em meu propósito de esperar nEle o tempo que for. Ele simplesmente quer saber se eu sou capaz de entregar a Ele cada área da minha vida, ainda que contrarie a minha própria vontade.

No caso de Sarai, Abrão deu ouvidos aos seus conselhos e Hagar concebeu. A criança, chamada Ismael, era de fato um filho, como Deus havia dito, mas ele não era o filho da promessa. Abrão e Sarai esperaram mais quatorze anos antes que Isaque, o verdadeiro filho prometido, chegasse. Imagino que tenha demorado tanto porque quando damos à luz os “Ismaéis” de nossas vidas, temos de lidar com as consequências disso.  Em outras palavras, quando um Ismael nasce, temos de trocar suas fraldas e cuidar dele! Gostaríamos de executar nossos próprios planos e depois fazer com que Deus os abençoasse, mas Ele não é obrigado a abençoar ou cuidar das coisas às quais dou a luz na força da minha carne. O salmista confirma esta verdade: “Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção” (Salmo 127.1).

Deus tem grandes coisas reservadas para você, e Ele as fará acontecer no momento certo. Deixe-me encorajá-lo a esperar nEle. Um Ismael será um fardo em sua vida, mas os “Isaques” de Deus trarão benção e prazer.

God bless you 😀

Raíssa

2 comentários sobre “Não arranje um Ismael

  1. Nossa que benção. Deus tremendo esse viu .. ansiedade como isso tem me afetado. Ja estou vivendo as consequencias de algo que eu quis comandar sozinha, e ainda assim a ansiedade me faz tomar atitudes erradas. A unica certeza que temos ao entregar nossas decisões e areas complicadas nas mãos de Deus, é que o que acontecer, será a vontade dele. Ou seja, o melhor.
    Mais pq é tão dificil entender isso? =/

Deixe um comentário

