Uma grande obra – A reconstrução Parte III

Construindo-Castelos-No-Ar

Neemias
2.12 E, de noite, me levantei, eu e poucos homens comigo, e não declarei a ninguém o que o meu Deus me pôs no coração para fazer em Jerusalém; e não havia comigo animal algum, senão aquele em que estava montado.
2.13 E, de noite, saí pela Porta do Vale, para a banda da Fonte do Dragão e para a Porta do Monturo e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam fendidos, e as suas portas, que tinham sido consumidas pelo fogo.
2.14 E passei à Porta da Fonte e ao viveiro do rei; e não havia lugar por onde pudesse passar a cavalgadura que estava debaixo de mim.
2.15 Então, de noite, subi pelo ribeiro e contemplei o muro; e voltei, e entrei pela Porta do Vale, e assim voltei.
2.16 E não souberam os magistrados aonde eu fui nem o que eu fazia; porque ainda até então nem aos judeus, nem aos nobres, nem aos magistrados, nem aos mais que faziam a obra tinha declarado coisa alguma.

Como vocês podem observar iniciamos o nosso texto diferente das outras vezes claro que com um propósito. Esses versos de Neemias nos mostra exatamente como proceder quando estamos em uma missão especial. Então nesse trecho eu gostaria de pensar com vocês sobre “Quando nos envolvemos em Uma grande Obra precisamos ser sigilosos.” Neemias nos ensina que precisamos aprender que quando Deus fala com você algo não é pra você sair enlouquecido falando por aí, até porque se ele quisesse falar com todos ele tinha falado. Tudo tem o momento certo e as pessoas certas, o que acontece conosco que quando Deus fala algo para nós temos tanta urgência naquilo que nos apressamos e a nossa língua grande fala por toda a parte só falta o megafone. Naquele momento Neemias entendeu perfeitamente que ainda não era o momento de falar. Ele precisava contemplar com os seus próprios olhos o que acontecera e o que ele tinha que fazer. Muitas vezes precisamos contemplar com os nossos olhos para saber exatamente o que fazer no momento. Guardar segredo por algum tempo não significa esperar cair do céu, guardar em segredo por algum tempo significa ser prudente e agir segundo a vontade do próprio Deus. Naquele momento Neemias com uma sabedoria de Copeiro lembra, pois era o que ele era observou tudo, capturou em sua memória cada detalhe da destruição e percebam o que ele diz nos versos a seguir:

Neemias
2.17 Então, lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada e que as suas portas têm sido queimadas; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém e não estejamos mais em opróbrio.
2.18 Então, lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito. Então, disseram: Levantemo-nos e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem.

De uma maneira fantástica e única Neemias usa as palavras de sua memória fotográfica de tudo o que viu e chama o povo para uma mudança de estado. Logo, “para fazer Uma grande Obra não posso sentir pena de mim mesmo”, naquele momento Neemias diz assim: e não estejamos mais em opróbrio, ou seja, e não estejamos mais em estado de humilhação, de desgraça, de escárnio. Vamos mudar esse quadro que vivemos, não vamos aceitar que é o fim, vamos reedificar, vamos fazer tudo outra vez. Ele mostrou ao povo que Deus era com ele, ele conquistou a confiança deles, eles acreditaram que podiam mudar aquele contexto que estavam vivendo. Sentir pena de si mesmo só porque está passando por um momento ruim em sua vida não vai fazer a sua história mudar. Deus tem nos chamado para sermos construtores, realizar Grandes Obras, fazer de novo. Não podemos sentar e assistir tudo sem fazer nada. Temos um Deus que tudo pode e é especialista em milagres. Para Deus o natural e realizar o sobrenatural. Observe comigo o que acontece com aqueles que não entendem o que Deus faz comigo e com você:

2.19 O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesém, o arábio, zombaram de nós, e desprezaram-nos, e disseram: Que é isso que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei?

Aqueles que não entendem zombam de nós, nos desprezam, usam de arrogância porque não acreditam que Deus é capaz de fazer infinitamente mais em nossas vidas por causa do caos que eles vêem em nosso redor. Mais o próximo verso tem uma resposta linda da parte de Neemias para aqueles que queriam desanimá-lo.

2.20 Então, lhes respondi e disse: O Deus dos céus é o que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos; mas vós não tendes parte, nem justiça, nem memória em Jerusalém.

Uhulllllllllll!! Se eu estivesse lá daria um grito bem alto como esse para celebrar o que Neemias disse aqueles mexeriqueiros. Muito bom em minhas palavras: Olha aqui, presta atenção O Deus dos céus, O grande Eu Sou é que vai fazer a coisa andar, eu servo dele, decidi e edificarei e vocês malucos não tem nada haver com isso, vai cuidar da vida de vocês, vaza… rsrsrsrs Muitos vão tentar com palavras desanimadoras parar você e eu naquilo que Deus plantou em nosso coração, mais não desista a sua Grande Obra não depende de homens para ser realizada, só depende de Deus O Grande e maior Construtor que a história já presenciou. Se ele falou é porque ele vai fazer prosperar, vai fazer brotar a água da rocha, vai sustentar. Ele é Deus e nunca vai nos deixar na mão pelo contrário está tudo em sua forte mão não tenha medo não, vai em frente meu irmão. Tenha sigilo, seja prudente, não tenha pena de si mesmo, levanta e vai à luta, Creia no que Deus te falou, ponha os urubus para correr porque você não é carniça e siga com sua Grande Obra seja ela qual for.

Elisângela Reis com amor… Aguardem tem muito mais… Terminaremos essa obra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s