Quando não sabemos pedir

tumblr_m35dzvpQiv1rr2tcno1_500

Escolhas, nós ao longo da vida nos deparamos com várias delas, cada uma diferente da outra, uma mais difícil que a outra. E mesmo já tendo feito tantas escolhas, parece que nunca adquirimos experiência suficiente para a próxima escolha que virá.

Nós queremos sempre respostas imediatas, lógicas e de preferência uma que esteja de acordo com a nossa vontade, e na maioria das vezes não é isso que Deus tem para nós. Fora a falta de paciência, também tem a falta de comunhão e conhecimento da palavra de Deus, que nos leva a ser como Israel na passagem a seguir: 

Quando envelheceu, Samuel nomeou seus filhos como líderes de Israel.
Seu filho mais velho chamava-se Joel, o segundo, Abias. Eles eram líderes em Berseba.
Mas os filhos dele não andaram em seus caminhos. Eles se tornaram gananciosos, aceitaram suborno e perverteram a justiça.
Por isso, todas as autoridades de Israel reuniram-se e foram falar com Samuel, em Ramá.
E disseram-lhe: “Tu já estás idoso, e teus filhos não andam em teus caminhos; escolhe agora um rei para que nos lidere, à semelhança das outras nações“.
Quando, porém, disseram: “Dá-nos um rei para que nos lidere”, isto desagradou a Samuel; então ele orou ao Senhor.
E o Senhor lhe respondeu: “Atenda a tudo o que o povo está lhe pedindo; não foi a você que rejeitaram; foi a mim que rejeitaram como rei.” 
1 Samuel 8:1-7

Israel ao invés de olhar para Deus e buscar a vontade dEle para a sua nação, eles olharam as nações vizinhas, e colocaram na cabeça que o que fora feito nessas nações também tinha que ser feito com eles, mesmo que isso não fosse a vontade de Deus para eles. E eu fiquei pensando nessa passagem, e me perguntando quantas vezes eu já não fui e ainda sou como Israel nessa passagem.

Quando pensamos da mesma forma que Israel pensou nesse capítulo, nós cometemos grandes equívocos. Em uma viajem missionária ao Chile, o nosso colunista David, em um dos tempos de ministração para o grupo falou a seguinte frase: “Nosso Deus é um Deus criativo”, eu concordo com ele,

A sua história não tem que ser igual a história da Maria, do João ou do Joaquim, Deus tem uma história única, linda e perfeita escrita exclusivamente para você.

Mas para vivê-la precisamos sempre ter em mente que a nossa fonte de sabedoria, nossa bússola, nosso farol é o Senhor e mais ninguém. Não digo aqui que não devemos pedir conselhos, ajuda aos nossos lideres e amigos, mas digo que não é sensato trocar os conselhos de Deus pelos conselhos dos homens. Como disse o Pr. Paulo Cesar líder do grupo Logos, que estava presente em uma programação em minha igreja neste último sábado, precisamos olhar buscar menos na horizontal e buscar mais na vertical, precisamos procurar mais a opinião, aprovação de Deus do que a de homens.

“Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo? 
Lucas 6:46

Ah! Se vocês tivessem obedecido aos meus mandamentos! A sua prosperidade iria aumentando como se fosse uma enchente, e as suas vitórias teriam sido constantes, tão constantes como as ondas do mar. 
Isaías 48:18

Emília Lazzaroni

Deixe um comentário

