Olá querido conectado!!!

Durante a semana conversei com um amigo pelo Facebook e durante a conversa Deus me inspirou a escrever este post pro blog. Nessa conversa esse meu amigo me dizia que não consegue se firmar na presença de Deus, que ele oscila muito e que a vida dele é uma gangorra com altos e baixos o tempo todo. Ele não consegue se estabilizar, não consegue ficar equilibrado. Sei que essa situação não é exclusividade dele, e infelizmente é a realidade de muitos cristãos pelo mundo todo. Eu já fui assim e ainda luto para não voltar a ter essa inconstância.

Muitas situações nos levam a viver como uma gangorra mas, para mim o fator principal é o pecado. É sempre ele que nos empurra para baixo e nos coloca no chão e para nos levantar precisamos de um impulso muito forte porque o peso é grande e é difícil encontrar forças para querer subir novamente. Alguns conseguem, outros permanecem ali porque já não encontram mais forças para lutar e acabam se acostumando com a situação e muitos ficam no alto e baixo várias vezes durante anos ou até mesmo a vida toda…

Quando não conhecemos o amor de Deus e não temos consciência dos nossos pecados, a bíblia nos diz em Atos que: “No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam.” Atos 17:30.

Isso quer dizer que a partir do momento que conhecemos a Deus, reconhecemos nossos pecados e assim temos plena consciência das suas consequências. Então me pergunto, se temos essa consciência porque insistimos em pecar como no passado? Porque muitos não conseguem se livrar de atitudes erradas? Porque há tantas pessoas vivendo como uma gangorra?

 “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”2 Coríntios 5:17

Pergunto o porquê de tantas pessoas que estão nas igrejas ainda estão vivendo com as coisas velhas? Devemos deixar de lado a questão da religiosidade na nossa vida. Eu ouvi desse meu amigo que ele está há21 anos na igreja e durante todo esse tempo só fez coisas erradas na vida e que fez tudo o que ele queria. Estar “na igreja” não nos garante que estamos firmados em Cristo! A “igreja” não nos dá garantia de sermos uma nova criatura como está escrito na bíblia mas, a garantia de nos tornarmos uma nova criatura é a renúncia, é a busca, são as escolhas, é o não aceitar aquilo que nos atrai no mundo e que  nos leva a pecar.

A realidade que temos e que vemos são essas pessoas que estão na igreja mas, que o interior ainda é do mundo. Pessoas religiosas que vão à igreja, entregam seus dízimos e ofertas, possuem funções em diversos setores da igreja mas, por dentro estão doentes, apodrecendo com as práticas do pecado e não conseguem sair desse círculo vicioso.Essas pessoas vivem na gangorra porque existem momentos de digamos “arrependimento momentâneo”, são persuadidas pelas próprias emoções em um culto, são persuadidas por um louvor, são persuadidas por uma pregação bonita e até são convencidas a mudar de atitude e permanecem assim por alguns dias, semanas ou por um tempo mas, na primeira oportunidade se rende ao pecado. Mas onde está o verdadeiro arrependimento? Onde está a verdadeira conversão? Porque não abrem o coração totalmente para Deus? Porque não permitem que Deus faça a transformação verdadeira?

Eu respondo por experiência própria. Não permitem porque sentem medo. Não permitem porque já estão acostumados com a vida que levam há tanto tempo, pensam que não conseguiram viver sem praticar o pecado. O medo e a insegurança fazem parte da rotina de uma pessoa que está acostumada a pecar sempre as mesmas coisas.

A bíblia fala em Romanos 3:23 que: pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus.”Somos pecadores, TODOS!! Mas isso não é uma desculpa para continuar pecando. O pecado deve ser combatido e evitado por aqueles que agora têm pleno conhecimento da sua natureza e luta contra a sua própria carne todos os dias porque, não deseja mais permanecer em pecado, porque agora é uma nova criatura através de Jesus Cristo.

Não é fácil lutar contra nós mesmos. Somos tendenciosos a aceitar o pecado e satanás conhece cada um de nossos pontos fracos e sabe usá-los contra nós mesmos.

Deus nos convida a ter uma vida totalmente diferente,nos convida a sermos uma nova pessoa. Uma pessoa onde a inconstância não nos domina mais. Haverá dias em que o pecado irá tentar sim nos desestabilizar. É normal, é o papel de satanás e ele não irá nos deixar em paz. Mas temos uma palavra poderosa que nos garante que podemos vencer as investidas de satanás na nossa vida.

Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.Tiago 4:7

Ah Deus! Obrigada por mais essa promessa. Obrigada por poder saber que podemos vencer!

A chave para não sermos mais como uma gangorra é isso! Verdadeiramente desejar que Cristo faça a transformação necessária em nossa vida, nos entregar a Ele de todo coração, orar, vigiar, busca-lo todos dos dias, meditar em Sua palavra o dia todo. E quando satanás vier com o lixo que ele oferece, saberemos resistir e ele fugirá de nós porque sabe que estamos lutando contra ele, e ele sabe que não mais será vencedor!

O pecado sempre será oferecido, lutas nós sempre teremos, mas, não seremos mais como gangorras. Estaremos mais fortes para permanecer no alto e para descer será muito mais difícil!

Eu do fundo do meu coração, espero que você que leu este post, seja não somente tocado por essas palavras, pois, quem pode te convencer de tudo isso que foi escrito é o espírito santo de Deus. Que seu coração deseje mudar, se restaurar para que você tenha certeza da sua salvação. Jesus está voltando e devemos estar prontos para vê-lo assim como Ele é!

Um grande beijo. Nos encontramos semana que vem aqui no Conectados!

Leila Dornelas